26 outubro 2014

Pedro Pereira do Povoado Mundo Novo dos Amorim Foi Quem Primeiramente deu o ponta pé inicial no esporte feminino do Município de Esperantina


Pedro Pereira - Fundador do Esporte Feminino


Nas décadas de 90 no povoado Mundo Novo dos Amorim iniciaria um projeto que jamais se imaginou que se  transformaria em Torneio mais disputado da região de Esperantina, exemplo disso é o torneio da vaca, onde dezenas de times participam da competição.
     Não foi fácil vencer  o preconceito de muitos pais que  não aceitavam que mulheres jogassem bola, alegando que este esporte seria somente para homens. Mas seu Pedro Não estava nem ai  para as conversas, Todos os dias convidava algumas meninas para completar o time dos homens,foi exatamente Francisca filha de Pedro Pereira que primeiramente foi para dentro do campo e assim  começou  incentivando as amigas, e em poucos dias muitas mulheres começavam a  dar os primeiros passos atrás da bola. Nesta época Pedro Não Jogava mais futebol, Mas sempre esteve ao lado das Jogadoras atuando como Técnico do Time. Era ele que conseguia bola e chuteiras, e nunca mediu esforço para ver a moçada  jogando. Homem simples, trabalhador rural, e muito dedicado ao esporte.  Paralelo a isso em Vassouras o desportista Edilson de Oliveira também tinha outro time de Mulheres, onde muitas das vezes mundo novo e vassoura se enfrentavam.  Pedro nasceu para o futebol, em sua juventude foi um excelente goleiro e era contratado para muitos times da época, hoje ele está com 71 anos de vida, mas nunca deixou de assistir uma partida de futebol. 
Mas como surgiu a idéia do torneio da vaca? É um seguimento do torneio do boi que já existe a quase 10 anos e em alusão ao torneio do boi Edilson Oliveira e Gilvan tiveram a ideia de fundar o torneio da vaca.(esse ano de 2014 está em seu 5° Ano) Primeiro Torneio da vaca aconteceu no ano de 2010 e Mundo Novo foi campeão nas penalidades.
Vale ressaltar que o Desportista Edilson de Oliveira é Chamado Para algumas cidades do Piauí para orientar e incentivar o esporte Feminino.
Neste levantamento entendemos que Pedro Pereira é fundador e Edilson Oliveira  e o saudoso conhecido de Bôboco é cofundador do esporte feminino na região de Esperantina.

Edilson Oliveira - Cofundador do Esporte Feminino

Nenhum comentário:

Postar um comentário