06 julho 2013

Foi realizado o 1° Primeiro Encontro das Comunidades Quilombolas do T. dos Cocais 2013

2013

Foi realizado neste Sábado dia 06/07/2013 o Primeiro Encontro das Comunidades Quilombolas do T. dos Cocais 2013. Foram mobilizadas todas as comunidades da região Norte do Estado do Piauí para Discutir Políticas Públicas voltadas para Território de Quilombo. O referido evento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação de Esperantina. A primeira conversa foi realizada no dia 12 de Maio pelo o representante Estadual das Comunidades Quilombolas Claudio Henrique, onde na discussão surgiu a necessidade de reunir todas as comunidades para juntos discutir  políticas Públicas para T. de Quilombo, já que as políticas públicas está voltada para região sul do Estado. Participou deste grande encontro a Universidade do Piauí, Sindicatos dos Trabalhadores de Esperantina, EFA cocais, Secretaria de Cultura de Esperantina na Pessoa da Diretora de Cultura Lismara, Chico Museu, que além de representar a secretaria de Cultura é também coordenador do MQTC que além de participarem foram também os parceiros do Projeto MQTC ( Movimento Quilombola do T. dos Cocais). O MQTC foi fundado no dia 12 de Maio de 2013 pelas as seguintes Pessoas: Chico Museu, Claúdio Henrique, Rosicler, Erismar bordom, Osvaldo, Gabriel e Alcione da Vereda dos Anacletos, Leila da ADRS, Antonio, Ivana, Inês do Sindicato e vice Presidenta da Associação da comunidade Olho d´agua dos Negros a Senhorita Luzia. A comunidade Olho D´agua dos Negros é uma das comunidades Quilombolas que mais realiza evento culturais na Região Norte do Piauí, no dia 13 de Maio a comunidade festejam a ALFORRIA DOS NEGROS e 20 de Novembro festejam a semana da Conciencia Negra. Eventos que reuni centenas de pessoas para prestigiarem a dança do coco, capoeira de Quilombo, esporte das meninas, festa dançante, tambor de Crioula, palestras voltado para igualdade racial , festival cultural e cultos religiosos.