12 abril 2013

PIJU DE ESPERANTINA PRECISA DE SUA AJUDA

A paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, grupo de amigos da Alemnha e populares de nossa cidade, através Do Padre Ladislau fundaram o Projeto PIJU ( Projeto de Formação Infanto Juvenil) no dia 08 de Fevereiro de 1992. Fundaram com o objetivo de atender e acompanhar de forma sistemática e solidária, crianças e adolescentes de famílias carentes da cidade de Esperantina-PI. Trabalha as dimensões humana, cristã e intelectual, desenvolvendo assim ações que possibilitem conquistar uma vida mais digna e integrá-las na vida comunitária e social. Iniciaram este projeto com trabalho voluntário, realizando atividades recreativas e napoiando a escolarização e fornecimentos de alimentos.
O PIJU ( Projeto de Formação Infanto Juvenil) tem como metas proporcionar o desenvolvimento do Pensamento artístico que caracteriza o modo particular dando sentido as experiências de cada ser. Ampliando as possibilidades de cada linguagem artística como atividades criadoras de expressão e comunicação. Intervindo na comunidade local onde possa edificar relação de autoconfiança dentro do universo Cultural.
O PIJU ( Projeto de Formação Infarto Juvenil) hoje acompanha mais de 100 crianças e adolescentes na faixa etária de 07 aos 14 anos, onde é desenvolvidas as seguintes atividades:
Oficinas de Partilha da Vida – oficinas de Leitura – oficinas de artesanato ( bordado, crochê pinturas e reciclagem) – esporte ( futebol, capoeira e Karater) - reforço Escolar – educação para a saúde através de plantio de hortas comunitárias. ( valorização da alimentação natural) – visitas as famílias das crianças e adolescentes atendido pelo o PIJU.
Embora funcionado a mais de 21 anos, O PIJU ( Projeto de Formação Infanto Juvenil) ainda continua um grande desafio em manter-se em atividade. Isso é; devido a falta de recursos para poder dar continuidade a este fantástico Projeto. Atualmente está passando por uma difícil realidade, mas continua a lutar por políticas públicas. Está buscando parcerias com pessoas, empresas e grupos solidários que tenha afinidade com a causa do menor Carente de Esperantina-Pi
Hoje o PIJU é composto pelas os seguintes Monitores: Professora Isabel (coordenadora), Professor Jackson (segundo coordenador), Monitores: Jailson , Inez, Regina, Conceição , Raimundo, e Maria do Socorro (merendeira).

O PIJU funciona no Arraial do Povo, Próximo ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Esperantina. (STTR). Funciona de Segunda a Sexta feira de Manhã e Tarde.