02 abril 2013

AS IRMÃS CATEQUISTAS FRANCISCANAS EM ESPERANTINA-PI

-->



AS IRMÃS FRANCISCANAS DE ESPERANTINA



A CONGREGRAÇÃO DAS IRMÃES FRANCISCANAS TEVE INICIO EM 14 DE JANEIRO DE 1915 EM UM LUGAR CHAMADO RODEIO EM SANTA CATARINA – BRASIL, TENDO COMO FUNDADORES: FREI POLICARPO SCHUEN, IRMÃ AMÁBILE AVOSANI, MARIA AVONSANI E LUDUINA VENTURI. A CONGREGRAÇÃO TEM COMO CARISMA: 

’ SEGUIR JESUS CRISTO, ASSUMINDO SUA VIDA E MISSÃO PROFÉTICA, COMO FRANCISCANAS, NA SIMPLICIDADE, DISPONIBILIDADE E ALEGRIA EM PEQUENAS COMUNIDADES, INSERIDAS NO MEIO DOS POBRES NO SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E CATEQUESE, TENDO EM VISTA A CONSTRUÇÃO DO REINODE DEUS’’ .
HOJE, A CONGREGRAÇÃO ESTÁ PRESENTE NOS DIVERSOS PAISES, ENTRE ELES: BRASIL, ANGOLA, ARGENTINA, REPÚBLICA DOMINICANA, GUATEMALA E ENTRE OUTROS...
AS IRMÃS CATEQUISTAS FRANCISCANAS CHEGARAM NA CIDADE DE ESPERANTINA AOS 26 DE MARÇO DE 1983. FAZ POR TANTO 30 ANOS QUE VIVEM AQUI NA TERRA DA BOA ESPERANÇA. NO ANO DE 1990 MUDOU DO SÃO VICENTE PARA O BAIRRO NOVA ESPERANÇA, ONDE ESTÃO MORANDO ATÉ HOJE. SEGUNDO AS IRMÃS É UM PRIVILEGIO DE CONVIVER MAIS PERTO DOS EMPOBRECIDOS. A CASA FOI FEITA ATRAVÉS DE MULTIRÃO COM A COLABORAÇÃO DAS COMUNIDADES E BAIRROS. É UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O REINO DE DEUS E SE FAZ ESPECIALMENTE NO TRABALHO COM AS MULHERES, CATEQUESE, FORMAÇÃO DE LIDERANÇA E NO ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR. AS PRIMEIRAS IRMÃS FRANCISCANAS EM ESPERANTINA FORAM, IRMÃ TONTINNI, IRMÃ ANTONIA PEREIRA E ASPIRANTE MARLÚCIA SILVA, E AS ATUAIS SÃO: IRMÃ MARINETE, IRMÃ ESPERANÇA E A ASPIRANTE LUANA.

NA RECPÇÃO DAS IRMÃS, FOI CELEBRADA UMA MISSA, ONDE O, EX PÁROCO PADRE LADISLAU DISSE: ’’ AS IRMÃS TÊM A MISSÃO DE SER ANIMADORAS DA ESPERANÇA ‘’ 


A CASA DAS IRMÃS FRANCISCANAS - BAIRRO NOVA ESPERANÇA

FUNDADORA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS FRANCISCANAS


‘’IRMÃS E IRMÃOS, VAMOS COMEÇAR, POR QUE ATÉ AGORA, POUCO OU NADA FIZEMOS’’ (SÃO FRANCISCO DE ASSIS )

Nenhum comentário:

Postar um comentário