18 março 2013

Padre Lasdilal O construtor de Pontes

Nas décadas de 80 chega em Esperantina o jovem que se chamava de João Lasdilal da Silva, ou exatamente Padre Lasdilal. Homem simples, mas de muita coragem, arriscou a própria vida em nome dos mais humildes, pregava a teologia da libertação. Abriu as portas da igreja e deu oportunidades para dezenas de jovens, que hoje são adultos sucedidos. Ajudou a implantar dezenas de comunidades, onde muitas das capelas feitas de palhas foram queimadas pelos os opositores da teologia da libertação. Padre Lasdilal fez parcerias com entidades da ALEMANHA, onde a Associação do Bem Estar (AMARE) é fruto de lutas construídas, então pelo o Padre Lasdilal. Enquanto isso nascia outras entidades, entre elas; Programa de Infanto Juvenil (PIJU), Centro de Educação Popular Esperantinense (CEPES), Arraial do Povo, Casa São Vicente, ajudou a fundar a Associação das Mulheres Artesã de Esperantina (AMAE), também ajudou a fortalecer o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Esperantina ( STTR) ajudou a implantar dezenas de igrejas, uma delas é a igreja são Tarcisio, que também tem parcerias com entidades da Alemanha. Nesta mesma igreja tem o ESPAÇO CULTURAL PADRE LASDILAL, onde se realiza eventos culturais através da Capela de São Tarcisio. Foram muitos os projetos que ajudou a construir a cidade de Esperantina. É notável os projetos que fortaleceu a força Política social e Cultural de Esperantina. Analisando todos os Projetos, desta fantástica contribuição histórica, foi que um grupo de pessoas, mas precisamente Chico Museu e Dona Mocinha resolvem RESGATAR toda a História Política, religiosa e Cultural do Padre Lasdilal.
Quanto ao espaço para a exposição permanentemente, já há pessoas que vão contribuir, e, além disso, precisamos de FOTOS, RECORTE DE JORNAIS, REVISTAS, DVDs , CDs, ou ainda; qualquer material que relacione com a história do Padre Lasdilal. Entre em contato com Chico Museu ou Dona Mocinha.
Objetivo:
Prestar homenagem permanentemente através de um espaço voltado para a exposição da vida de João Lasdilal da Silva. Um cidadão que em nome de seu oficio ajudou a construir a história de Esperantina.
Reconhecer e Lembrar que foi o maior Construtor da história de Esperantina.