26 março 2013

Biografia do Poeta Anísio Alves Pereira

                           Esperantina, a terra dos Poetas.

Anísio Alves Pereira, Piauiense, da cidade Esperantina, nasceu na localidade Tapera, adjacência do povoado lagoa seca, nasceu em 06 de outubro de 1940, registrado civilmente com um ano a mais de idade(1939), viveu até os vintes anos no interior do município de Esperantina, Foi alfabetizado ao longo dos anos, veio para a cidade casualmente, começou a estudar no ano de 1962, o curso de preparação ao chamado Exame de Admissão. Ao final de quatro meses, vencida a etapa de preparação, submeteu ao tão rigoroso exame. Sendo aprovado, fato que para a época era considerado ato Heróico. Principiou o curso Ginasial em 1963, concluindo-o no ano 1966. Em 1968, iniciou o curso de Edificações na Então Escola Industrial do Piauí, abandonando-o no ano seguinte.

Em Junho de 1969, passou a estudar no Instituto ´´Elias Torres’’, onde concluiu, com bastante proveito, o 2° ciclo, em 1971, através do antigo Madureza. No ano de 1972 concorreu por duas vezes o concurso, sem êxito. Em fevereiro de 1974, conseguiu aprovação no vestibular da Faculdade de Educação de Caxias – MA, onde fez o curso de Letras( curta duração. Na faculdade, fez parte do diretório Acadêmico ´´ Tiradentes´´ , representando a área de Letras. Nessa fase de preparação, além de lecionar em dois colégios de Caxias, ´´ São Raimundo e ´´ Coelho Neto ´´, participou ativamente de duas operações Nacionais do PROJETO RONDON, oportunidade em que realizou os mais proveitosos estágios. Na casa do Estudante de Caxias, exerceu os cargos de diretor e presidente, no período mais critico de sua história ... ali, enfrentou a Policia Federal que, na época, apreendera todo o material burocrático da casa, com base em denuncias infundadas de inimigos dos estudantes Caxienses. Após intensa luta e árduo trabalho junto as autoridades de Caxias e São Luis, comprovando-se o não fundamento das denuncias feitas, Anísio consegue ao lado de companheiros experientes e destemidos, que aquela casa voltasse, sem receio, ao seu funcionamento normal. Retornando a terra da boa esperança, ingressou no Magistério em Março de 1976, assumindo na rede Estadual de Ensino de 1° e 2° graus a cadeira de Língua Nacional.

Professor Anísio é autor do Livro: SINGELA HISTÓRIAS EM POESIAS, publicado no ano de 2008 pela Gráfica do Popular.

Poeta por natureza e dedicado aos seus versos, seguem o fluxo natural de sua vida, aborda temas familiares, lembrando da infância pobre, nos mostra um painel da vida rural, relata os costumes da época. Muda para a cidade, onde enfrenta algumas frustrações. E por fim, supera as frustrações e sem perder a humildade se torna um construtor da história de Esperantina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário