08 março 2013

Biografia de Francisco das Chagas Rebelo (Chagô)

Nasceu Francisco das Chagas Rebelo ( o popular Chagô ) na cidade de boa Esperança , atual Esperantina em 12 de abril de 1930. Filho do Coronel Patriotinio Lages Rebelo (Bebé) e de Maria Pires Alves ( Maru). Foi alfabetizado pela professora Rosinha Macário. Estudou da primeira á terceira série na Escola David Caldas, sendo aluno da Professora Maria de Jesus Carvalho Amorim. Continuou seus estudos na cidade de Parnaíba, onde concluiu o ginásio no colégio São Luis Gonzaga.
Quando estudante escreveu matéria sobre a Cachoeira do Urubu, publicada na revista ARGOS em 1942, trabalho que lhe dignificou pela criatividade e exaltação da beleza natural da cachoeira. Ainda em Parnaíba, estudou na escola Técnica União Caixeral, concluindo o curso de Técnico em Contabilidade. Trabalhou na casa Machado e Trindade, experiência que lhe foi muito útil mais tarde na administração dos seus bens como empresário.

Serviu o Exercito por um ano em Parnaíba. E após alguns anos contraiu matrimonio, em 05 de Março de 1966, com Maria do Perpétuo Socorro Lages Rebelo, nascida em 23 de Junho de 1939 em Esperantina, filha de Gervásio Lages Rebelo e de Francisca Pires Lages ( Neném). O casamento aconteceu na igreja matriz da Nossa Senhora Da Boa Esperança de cuja união nasceu cinco filhos: Iluska, Zenaide, Zeneida, Rinaldo e Francisco das Chagas Rebelo Junior.

Foi comerciante, fazendeiro e Político. Como Político , foi eleito prefeito de Esperantina em 03 de Outubro de 1976 para o mandato de 1° de Janeiro 1977 a 31 de Setembro de 1980, tendo seu mandato prorrogado até 31 de Dezembro de 1982, cargo que exerceu com competência e seriedade que lhe eram peculiares na administração Pública. Neste período Esperantina viveu um grande progresso com a solidificação dos principais prédios Públicos : da Prefeitura Municipal, da Biblioteca Pública, da Câmara Municipal e do Centro Social, além da Construção do Conjunto Palestina com Duzentas casas populares, da Avenida Petrônio Portela, estrada de acesso a Cachoeira do Urubu com nove quilômetros e nove Pontes de Concreto, da estrada e ponte para o povoado Murici ( obra considerada de grande porte para a época). Várias ruas foram calçadas, inclusive o primeiro asfaltamento de ruas em Esperantina; a construção da Estação de Tratamento de água; instalou a primeira Televisão na Praça Leônidas Melo, inaugurou o sistema de telefonia DDD 9(Discagem Direta Internacional), construiu a praça Diógenes Rebelo, estrada de acesso ao povoado Bangüês, com quatro pontes de concreto . construção de Chafarizes nas localidades Murici, Beirú, Jacaré da Vermelha, Amargosa, Patis, Olho D água dos Negros, Cabeceiras, Sambaíba ( hoje município de Morro do Chapéu), Alame, Encanto, Ingá, Barreiro dos Cocós, Limoeiro e Vereda da Cobra. Um posto de saúde no Morro do Chapéu, açudes nas diversas localidades. Comprou duas Camionetes e um caminhão caçamba e sem contar do Intenso trabalho de Assistência Social desenvolvido pela primeira Dama. Graças á sua atuação como Prefeito, em seu Primeiro mandato, foi reeleito em 3 de Outubro de 1996 para pleito de 1° de Janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000, entrando para a história do Município como o Primeiro Prefeito eleito para dois mandatos em pleito popular, empenhando-se cada vez mais pelo progresso de nosso município e justiça social com a realização do concurso público, fato que recebeu atenção imediata: Francisco das Chagas Rebelo, eleito pelo voto popular direto, voltou-se no seu 2° mandato para a área da educação, pois era competente, tinha uma visão direcionada para o futuro e acreditava que realizando a educação poderia elevar o nível cultural e educacional. Por isso ao assumir, fez um diagnóstico da situação e reformar, ampliar e equipar as escolas. Entre as escolas reformadas e equipadas foram mais de dez escolas. Grande avanço para a época.

Sem dúvidas Francisco das Chagas Rebelo foi o PREFEITO que mais investiu na educação e recebeu das mãos do Ministro da Educação Paulo Renato, titulo de Melhor Prefeito.

Sua administração sempre foi voltada para o TRABALHO e RESPEITO aos funcionários.
O popular Chagô não mediu esforços para investir na educação, cultura, obras, assistência social, esporte, turismo, saúde, entre outros...

Finalmente faleceu antes de concluir seu segundo mandato, faltando ainda dez meses para a conclusão do mesmo. Pesaroso para a CIDADE DE ESPERANTINA e principalmente para a família que Jamais esquecerá dessa tristissima passagem em que não teve a oportunidade de se despedir, pois após a cirurgia Cardíaca com três dias depois veio a noticia de que o PREFEITO DE ESPERANTINA ACABARA DE FALECER.

SERÁ SEMPRE LEMBRADO COMO O MELHOR PREFEITO DA CIDADE DE ESPERANTINA-PI

FRANCISCO DAS CHAGAS REBELO
FALECEU COM 69 ANOS NO DIA 02/03/2000 ás 08: 40 horas.
Ano em que foi Prefeito
01/02/1977 – 31/12/1982
01/01/1997 – 02/03/2000

Um comentário:

1. Conheci de perto. Foi exatamente como descrito no texto ou mais. Um grande e exemplar cidadão da cidade de Esperantina servindo como modelo para toda a região