05 janeiro 2013

BIOGRAFIA DO PADRE LASDILAU



 PADRE, EM ESPERANTINA POR 23 ANOS.



                                     PADRE LADISLAU JOÃO DA SILVA
-Filhos de lavradores, da comunidade Sossego, município de Lagoa do São Francisco-PI, nasceu no dia  27 de junho de 1948, é Teólogo e Filósofo. filho de Maria da Silva Barros. ( IM-memoriam)
- Como jovem pobre lutou muito para concretizar seu ideal rumo ao sacerdócio ministerial.
-Serviu ao povo de Esperantina por 23 anos, fazendo um trabalho pastoral ligado à realidade concreta do povo explorado, surgindo assim, muitos conflitos sociais e muitas vitórias também. Em Esperantina e região se empenhou corajosamente pela reforma agrária, tendo sido agredido fisicamente e moralmente.
- Foi assessor da PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular). Acompanhou e estimulou Francisca Trindade na sua militância eclesial, nos movimentos populares e na vida política.
- Para desenvolver uma ponte de solidariedade fundou e organizou a nível internacional especialmente Alemanha, um Círculo de Amigos para apoiar os trabalhos e promoção social em Esperantina.
- Foi um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra do Piauí, onde fez parte da coordenação e se engajou no setor de combate ao trabalho escravo.
- Em 2002 foi candidato a deputado estadual, obtendo 12 mil votos, conquistou a 3ª suplência.
No ano de 2010 foi candidato a deputado estadual, obteve muitos votos, mas não foi eleito.
- Em março de 2003 assumiu a Superintendência Regional do INCRA(Instituto de Colonização e Reforma Agrária).
- Na sua gestão no INCRA, em 2005, o Piauí se destacou em 1º lugar no Brasil no avanço de reforma agrária. Foram resolvidos os conflitos agrários históricos do Piauí.
- Estimulou e ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores em Esperantina, tornando-se assim, o berço do PT no Piauí. Ladislau foi para a cidade de Esperantina, um grande construtor da história politica e cultural. 

 TEXTO DE UANA SARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário