07 janeiro 2013

BIOGRAFIA DE ANTONIO HONORATO
ANTONIO HONORATO, UMBADISTA - BAIRRO NOVO HORIZONTE - ESPERANTINA-PI
ANTONIO ONORATO
Antonio Honorato nasceu na vizinha cidade de Batalha, nasceu no dia 8 de julho de 1950, é filho de Honorato José de Carvalho e Maria da Conceição Carvalho, veio através dos pais, morar em Esperantina com apenas 12 anos de idade. Pai de cinco filhos casado com Maria dos Remédios, porem estão separados. (Atualmente mora com outra pessoa). Seu Honorato começou desde cedo a sentir algo estranho sobre a espiritualidade, terminou procurando ajuda com pessoas da área da espiritualidade, e foi Maria Sará que indicou que tinha que trabalhar com a umbanda, pois segundo a cultura, todos os médios devem trabalhar com a espiritualidade. Foi então que logo começou a trabalhar, sendo auxiliar da Umbandista Maria Sará por 12 anos. Antonio Honorato hoje está com mais de 40 anos que conheceu a umbanda e mais de 30 anos que exerce a profissão de pai santo. Uma cultura que ainda sofre muito preconceito. Na hierarquia existem os pais de santos e todos os médios são os filhos de santos, isso até torna-se, também pai de Santo. Acredita que já fez trabalhos para mais de 1000 pessoas, envolvendo as cidades de Campo Largo, Campo Maior, Joaquim Pires, Buriti dos Lopes Teresina, Luzilandia, Cabeceiras e entre outras cidades vizinhas. Antonio Honorato, trabalhou uma temporada no Maranhão, isso no ano de 1998, onde foi aperfeiçoar alguns detalhes da atividade relacionada à UMBANDA. O salão e homenageada a rainha da paz, é conhecido também como o santuário da paz. Os Festejos São Realizados no dia 02 de outubro, é um dia com uma noite de muitas festividades, fazem leilão, recebem outros Terreiros, servem almoço, se interagem e por fim rezam um terço em nome da padroeira do salão. Já o festejo mais importante é o festejo realizado no dia 16 de setembro, onde se festeja o são Cipriano, seu tranca rua, e Zé Pilinta.
 O salão do senhor Honorato está localizado no Bairro Novo Horizonte, fica na Rua Luiz Sobrinho, n° do salão é 407, em Esperantina-Pi. Os dias de trabalhos são realizados nas sextas feiras. Ou conforme solicitação.  Os trabalhos são realizados dentro do salão.  Todos os salões são acompanhados por um delegado de umbanda, nesse caso em Esperantina, atualmente é o jovem conhecido como Assis. E, além disso, o salão só pode funcionar com alvará o qual custa R$ 300,00. O famoso alvará é emitido pela união umbandista e dos cultos afro-brasileiros do estado do Piauí. Há uma exceção de que os idosos não pagam mais pelo o alvará. Ou seja; ficam com alvará em funcionamento permanente. Para qualquer denuncia ou reclamação tem de ser feita para o Delegado de Umbanda, local e se for preciso, chega a acionar a policia, tem que chamar a Polícia Federal em Teresina. O maior defensor da Umbanda no Estado do Piauí é o Desembargador ALBUQUERQUE, ele é também o Presidente Federal dos Umbandistas do Brasil.
 Essa é sigla muito falada entre os Umbandistas. (UCABEPI). União umbandista e dos cultos afro-brasileiros do estado do Piauí
 Todos os donos de salão se tratam muito bem e se reconhece como uma irmandade, e quando há os festejos todos são convidados para se fazerem presente.
Seu Honorato tem duas filhas que serão as sucessoras desta profissão, elas já auxiliam o pai em suas atividades da Espiritualidade. É uma cultura rica e muito importante na África, veio para o Brasil juntamente com os nossos irmãos africanos.

APOIO CULTURAL: www.chicomuseu.com
E GRÁFICA BOA ESPERANÇA: graficaboaesperanca@hotmail.com