24 dezembro 2012

ZEZINHO DA CHAPADINHA


ZEZINHO DA CHAPADINHA



José Gonçalo de Sousa, mas conhecido como Zezinho da Chapadinha, nasceu em 10/06/1940, viúvo pai de cinco filhos, lavrador; já morou na Furna da Onça, Murici e atualmente, desde 1969 mora em Chapadinha município de Esperantina. Receptivo e muito conversador nos recebe muito bem humorado e desfia um pouco de sua trajetória de vida.

Com muita necessidade comprou o seu transporte de seus sonhos, comprou a famosa caloi. Isso em 1966. A famosa bicicleta serviu para ensinar todos os filhos a andarem de bicicletas. Segundo os relatos dos mais velhos, ter um transporte naquela época não era para qualquer pessoa, pois a pobreza era tanta que não sobrava dinheiro para comprar tal transporte.

Em das situações mais difícil de sua vida foi levar três filhos para vacinar em Esperantina; isso é; uma distancia de 14 km, sem contar os caminhos que naquele tempo, não era reformadas as estradas. E, além disso, ainda teve que levar nessa mesma viagem a sua saudosa esposa, ou seja, 05 pessoas em cima da famosa Caloi. Passaram muitas décadas e a mesma bicicleta ainda está em plena atividade, está pronta para qualquer viagem. Seu Zezinho conserva uma verdadeira relíquia, por isso o sue apego por esta raridade. E ainda nos fala que já encontrou quatro bicicletas NOVAS  em troca, mas em bom tom, diz que não troca e nem vende.
O MUSEU DE ESPERANTINA FICOU COM VONTADE...


Nenhum comentário:

Postar um comentário