26 dezembro 2012

MAESTRO DA BANDA DE MÚSICA MESTRE CHICO, EM ESPERANTINA-PI.



MAESTRO DA BANDA MESTRE CHICO


MAESTRO ANTONIO JOSÉ


ANTONIO JOSÉ RODRIGUES NASCEU NO DIA 03/10/1942 NA CIDADE DE ESPERANTINA, FILHO DE Joaquim José de Sousa, (conhecido como Joaquim julho) e Maria Rodrigues chaves. Sendo Todos FILHOS DE Esperantina.

Casou-se com 19 anos de idade com bernarda Maria da conceição,o casamento foi realizado na igreja matriz de Esperantina no ano de 1961 e o responsável pelo o matrimonio foi o saudoso Padre ozeas.E do matrimonio tiveram sete filhos, sendo quatros homens e três mulheres.Trabalhou de ajudante de pedreiro, E em 1958 teve que trabalhar nas emergências no serviço de estrada que liga Esperantina a Parnaíba, antiga estrada que era FEITO O TRAGETO pelo o bebedouro, mocós e malhada do meio ATÉ CHEGAR A CIDADE DE PARNAIBA. Antonio José era filho de músico, seu pai Joaquim julho era um grande músico e por consequências do uso do instrumento de assopro veio a complicar os pulmões e falecendo depois Um problema que também afetou outros parentes que eram também músicos.
Antonio José nasceu dentro do mundo da musica, e desde sedo seguiu o mesmo caminho Da família, que era quase todos músicos, entre eles seu pai, que foi um grande músico. A sua mãe Maria Rodrigues não aceitava seu filho a tocar, pois tinha receio de perder seu filho, assim como já tinha acontecido com o pai e tios. Mas a vocação pelo o mundo da musica não existia barreiras e nada impedia a aprender a tocar um instrumento. Vendo o interesse que Antonio José tinha pela arte da música, seu tio João Rodrigues que comercou a incentivar e levar para os ensaios da banda de música, isso era sem a mãe saber. Antonio José tinha 14 anos de idade e já experimentava a tocar. Às vezes O tio levava dizendo que Antonio José ia somente ver os ensaios da banda.Mas tudo chega o dia da verdade, e FOI NUM BELO DIA, NUMA DE SUAS TOCADAS ESCONDIDAS QUE SUA MÃE de longe AVISTOU TOCANDO, foi um momento de suspense, e para a SURPREZA de todos; EMOCIONADA OLHOU E DISSE: ‘’ NÃO POSSO FAZER NADA... PUXOU O PAI ’’. UM ANO DEPOIS JÁ COM 15 ANOS DE IDADE FEZ SUA PRIMEIRA PARTICIPÇÃO, A BANDA FOI CONVIDADA PARA TOCAR POR DEZ DIAS NOS FESTEJOS EM PEIXE, (NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS) UMA VIAGEM QUE LEVAVA DIAS E NOITES, IAM A PÉ; E PARA LEVAR OS INSTRUMENTOS TINHA OS ANIMAIS, ISSO NA RESPOSABILIDADE DO SAUDOSO JOÃO DO PAUÍ. Seu primeiro instrumento de ASSOPRO FOI O TRONPETE. ANTES DE VIAJAR TINHAM QUE A MEIA NOITE, ANTES DA VIAGEM, TOCAR TRES MUSICAS EM FRENTE À IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA BOA ESPERANÇA; O MAESTRO NONATO CALMINO DIZIA QUE ERA PEDINDO PERMISSÃO E ALÉM DISSO, RECEBER AS BENÇÃOS DA SANTA. O CERTO QUE ESSES FORAM OS VERDADEIROS MUSICOS QUE ALÉM DA VOCAÇÃO, NÃO MEDIA ESFORÇOS PARA REALIZAR A ARTE, PARA AS AUTORIDADES E PESSOAS SIMPLES E HUMANAS E, SEM DÚVIDA MERECIAM E MERECEM MOMENTOS DE LAZER E DESCONTRAÇÃO CULTURAL. FORAM ESSES MÚSICOS QUE TINHA O DOM DA MUSICA E QUE CARREGAVA DENTRO DE SI A FORÇA DE VONTADE DE EXPRESSAR A SENSIBILIDADE ATRAVÉS DA MUSICA. FORAM ELES QUE ANIMARAM A VIDA DOS ESPERANTINENSE E TAMBÉM ANIMARAM A VIDA DAS PESSOAS DAS CIDADES VISINHAS. Sem dúvida levando a inspiração para inúmeros artistas que precisava de estímulos e de coragem para posteriormente ser o que foram os integrantes da banda de música de Esperantina-pi.

NONATO CALMINO ERA MESTRE DE PEDREIRO E TAMBÉM MAESTRO DA BANDA DE MUSICA DO JACA PORTELA. JOCA PORTELA ERA TAMBÉM O PROPRIETÁRIO DO ANTIGO CASSINO DE ESPERANTINA.

ANTONIO JOSÉ APRENDEU A TOCAR PROFISSIONALMENTE, E COMO UM BOM MUSICO FOI CONVIDADO PARA TOCAR EM BANDAS MUSICAIS, TOCOU POR 12 ANOS NA ANTIGA E EXTINTA BANDA OS VIBRANTES DO SAUDOSO SEQUINHA E TAMBÉM TOCOU SEIS ANOS NA ANTIGA E EXTINTA BANDA VOYAGENS QUE TINHA COMO DONO O POPULAR SILVA DA FARMARCIA.

MAS EM TODAS AS PROFISSÕES DA VIDA SEMPRE TEM ALGUÉM QUE REALMENTE GOSTA E ACREDITA QUE TUDO É POSSÍVEL, O SENHOR ANTONIO JOSÉ QUE DESDE A SUA INFÃNCIA TEM SE DEDICADO PROFUNDAMENTE AO MUNDO DA MUSICA, PRINCIPALMENTE DA BANDA DE MÚSICA MESTRE CHICO. HOJE COM 70 ANOS DE IDADE E ESTÁ EM PLENA ATIVIDADE COORDENANDO A BANDA MESTRE CHICO, A BANDA HOJE ESTÁ COM 15 MÚSICOS. ELES SEMPRE ESTÃO ANIMANDO AS FESTIVIDADES DESTE MUNICÍPIO. ANTÓNIO JOSÉ OU MAESTRO, ASSIM QUEIRAM CHAMÁ-LO É UMA PESSOA SIMPLES E SEMPRE ESTÁ À DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS E DA MUNICIPALIDADE.  AQUI FICA MAIS UM REGISTRO DESSE AMIGO QUE SE CHAMA ANTONIO JOSÉ.










Nenhum comentário:

Postar um comentário