28 dezembro 2012

BIOGRAFIA DE DOMINGO SIURINHA

DOMINGOS SIURINHA

DOMINGOS CARVALHO DE SOUSA, O POPULAR DOMINGO SIURINHA NASCEU NO DIA 14 DE MARÇO DE 1969 NA LOCALIDADE MORRO GRANDE MUNICIPIO DE BATALHA. FILHO DE MARIA DAS GRAÇAS AGUIAR E DE SEBASTIÃO JOSÉ DE SOUSA.
DOMINGO SIRINHA TEM 02 FILHOS DE SEU PRIMERIO MATRIMÕNIO CUJA UNIÃO SE DEU EM SEPARAÇÃO, ESTÁ CASADO COM A SENHORA ANGELINA CUJA UNIÃO AINDA NÃO  TIVERAM FILHOS. DOMINGOS TEM UMA IRMANDADE DE 15 IRMÃOS TODOS VIVOS.
TODOS  NÓS NASCEMOS PARA FAZER ALGUMA COISA NA VIDA, SE HOJE NÃO ESTÁ FÁCIL PARA REALIZAR UM SONHO, IMAGINE ISSO NAS DECADAS DE 80/90. ÉPOCA QUE PARA SE TORNAR UM ARTISTA TINHA EM PRIMEIRO LUGAR UMA ENORME VOCAÇÃO, POIS NADA ERA FÁCIL. TINHA QUE TER VOCAÇÃO E MUITA FORÇA DE VONTADE PARA SE DEDICAR E ACREDITAR QUE A ARTE ERA UM GRANDE OFICIO PARA A SOBREVIVENCIA DA FAMILIA. SEM CONTAR QUE MUITOS ERA O PRECONCEITO ENFRENTADO PELA PRÓPIA FAMILIA, POIS NA VISÃO DE MUITOS PAIS, SER ARTISTA É SER ´´ VAGABUNDO ´´. MAS A VOCAÇÃO SUPERAVA TUDO ISSO, TUDO EM NOME DA VONTADE DE CANTAR AS CANÇÕES DE AMOR E ALEGRIA.
DOMINGOS SIURINHA FOI DESSES QUE ENFRENTOU MUITOS OBSTACULOS PARA COMERÇAR A CANTAR EM BANDAS MUSICAIS.  FOI O SAUDOSO MUSICO EXÍDIO  QUE PRIMEIRO ACREDITOU E  INCENTIVOU O TALENTO VOCAL DE DOMINGO SIURINHA. FOI A BANDA NOVO SOM QUE DOMINGOS COMERÇOU A MOSTRAR QUE SABIA MESMO ERA CANTAR. E TINHA DE PROFESSOR AUTODIDATA O SAUDOSO EXÍDIO, QUE ERA MUITO RIGOSOSO NOS ENSAIOS DA BANDA. TINHA  UM OUVIDO AFINADO E ERA CAPAZ DE PERECEBER DE LONGAS DISTANCIAS A DESAFINAÇÃO DE MUSICOS DESTRAIDO. A BANDA NOVO SOM TOCOU EM TODAS AS CIDADES VISINHAS, ISSO ERA; LEVANDO A CULTURA, ALEGRIA E A DESCONTRAÇÃO PARA TODAS AS CAMADAS SOCIAIS.  A BANDA NOVO SOM FOI UNS DAS PRIMEIRAS BANDAS DE ESPERANTINA E POSTERIORMENTE TAMBÉM FOI UNS DOS PRIMEIROS SKEMAS MUSICAIS DE ESPERANTINA. O DIFICIL ERA CONCILIAR AS PROFISSÕES, POIS DURANTE O DIA TRABALHAVA DE ROÇA E AOS FINAIS DE SEMANA IAM TOCAR NAS FAMOSAS PALHOÇAS. SENDO QUE PODIA FAZER SOL OU CHUVA, LÁ ESTAVA O PAU DE ARARA LEVANDO E TRAZENDO OS TOCADORES.
DOMINGOS MORAVA NA LOCALIDADE MASSAPÊ E AOS FINAIS DE SEMANA VINHA PARA A VARJOTA ENSAIAR O REPERTÓRIO DE TODOS OS RITIMOS, INCLUSIVE AS FAMOSAS MARCHINHAS DE CARNAVAL.  SEM DUVIDA A BANDA NOVO SOM ERA OS MAIORES TOCADORES DE MARCHINHA DE CARNAVAL, AGRADANDO AS MULTIDÕES DAQUELA ÉPOCA. CANTOU E ENCANTOU MULTIDÕES, TANTO CANTAVA COMO DANÇAVA. ISSO MUITOS DAS VEZES CANTAVA ATÉ 05 NOITES EM SEGUIDAS. QUANDO PERCEBEU JÁ ESTAVA COM 14 ANOS QUE CANTAVA NOS PALCOS DA VIDA.  JÁ UM POUCO CANSADO PELAS LONGAS JORNADAS DE SONO, E LOGO VEIO A FALECER O PATRÃO EXÍDIO, SITUAÇAO QUE DESISTRUTUROU A BANDA. DOMINGOS RESOLVE TIRAR UMAS FÉRIAS DOS PALCOS. DEPOIS VOLTOU A CANTAR NA MESMA BANDA, MAS TERMINOU DESISTINDO PARA SEMPRE. HOJE O EX-CANTOR DE SUCESSO ESTÁ DE FÉRIAS  EM SUA CASA NO BAIRRO COHEB- ESPERANTINA-PI.