QUANDO NÃO TINHA A PONTE RIO LONGÁ, ERA USADO UM PONTÃO PARA ATRAVESSAR AS PESSOAS E OS TAMBÉM OS CARROS. O LUGAR ERA EXATAMENTE HOJE ONDE É O BOSSUET. O NOME DA PASSAGEM CHAMAVA DE: POSTO DA PASSAGEM.
PONTE RIO LONGÁ
FOI O ESPERANTINENSE QUE FOI O ENGENHEIRO RESPONSAVEL PELA A CONSTRUÇAO DA PONTE SOBRE O RIO LONGÁ, E TAMBÉM FOI O MESMO QUE CONSTRUIU O ZIMBRAZÉM DE ESPERANTINA. A EMPRESA SE CHAMAVA DE: SIU LTª
O DONO DOS TANQUES SEGUNDO OS RELATOS PERTENCERAM A FRANCISCO RICARDO ( CHICO RICARDO)
UMA DAS PESSOAS QUE CURTIAM COURO NOS TANQUES ERA O SENHOR INACIO MENDES
BERNARDO VAQUEIRO ERA VAQUEIRO DE BEBE LAGES, BEBE LAGES É PAI DE DOUTOR ALMIR OS MESMO SENDO PROPRIETÁRIO DA FAZENDA BEBEDOURO.
AS SETE E MEIA TOCAVA UMA SIRENE AVISANDO QUE MEIA HORA DEPOIS AS LUZES IAM SER DESLIGADAS, OU SEJA; AS PESSOAS TINHAM MEIA HORA PARA SE RETIRAREM PARA AS SUAS CASAS. OS MOTORES FICAVAM, ONDE É HOJE A CAMARA DOS VEREADORES. ERA SEU DIMA E ANTONIO CABEÇA QUENTE OS RESPONSAVÉIS PELA A ILUMINAÇÃO DA CIDADE. O ULTIMO POSTE DE LUZ CHEGAVA ATÉ A CASA DO GEROME LUSTOSA, PRÓXIMO CEMITÉRIO DOS CIGANOS. CENTRO DE ESPERANTINA. TAMBÉM ERA A PRINCIPAL RUA DE ESPERANTINA E AO REDOR SÓ EXISTIAM ALGUMAS CASAS.
NAS DECADAS DE 37 As ELITES FAZIAM FESTA PARA A 1° E 2°; OU SEJA, SEPARAVAM AS CLASSES SOCIAIS. A ELITE DE 1ª FAZIAM SUA FESTAS POMPOSA NO CASSINO AO SOM DE BANDA DE MUSICA. E JÁ O POVÃO FAZIAM SUAS FESTAS NO SEGUNDO ANDAR DA ANTIGA PREFEITUA DE ESPERANTINA, HOJE ONDE É, A SECRETARIA DE SAUDE DE ESQUINA COM A PRAÇA LEONNIDAS MELO.
NO BAIRRO NOVA ESPERANÇA FAZIAM FESTAS EM CASARÕES E PARA SEPARAR A ELITE DOS POBRES, SEPARAVAM COM UM IMENSSA CORDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário