17 novembro 2012

Raimundo o estilista dos Vaqueiros




  Raimundo tem em sua casa um atelier exclusivamente para este fim. Seu filho o acompanha em todas as horas de trabalho, sinal de sucessão deste oficio já esquecido e que um dia foi tão importante na história e economia do nosso Piauí. O artesão Raimundo mora em vila tucuns próximo o cemitério do Ciganinho Milagroso. Vive dessa profissão e aceita todos os tipos de encomendas.

O artesão de Couro

Raimundo mora em Vila Tucuns



O sucessor







Desde o inicio de sua história, o Piauí tem uma vocação para o setor Coureiro. A tradição se mantém, inclusive no artesanato, voltado, sobretudo para a refinada produção de souvenir e artigos de uso pessoal, como bolsas, cintos, sandálias, chapéus, sapatos, pernetas, gibão e outros aparatos que o vaqueiro precisa para se proteger.
 A história e a cultura do povo piauiense devem muito à figura do vaqueiro, símbolo do Piauí, esse personagem contribuiu sensivelmente para a formação do caráter do nosso povo.
Por traz de cada vaqueiro existem os grandes artesãos do couro que se dedicam a confeccionar as vestimentas que serve para proteger esses homens de muita coragem.
Em vila Tucuns existe o senhor Raimundo que há mais de 20 anos trabalha a arte de produzir peças a partir do couro curtido. Herdou de seu pai o oficio de transformar o couro em lindas indumentárias para os vaqueiros destemidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário