08 novembro 2012

Dia 28 de Outubro foi Fundada a Associação Cultural Esperantinense

-->


Observou a necessidade de se realizar, no dia 28 de Outubro de 2012 as 08h30min horas, a realização da Fundação da Associação Cultural Esperantinense”, reunindo a sociedade local que foram convidados pessoalmente pelo o senhor Chico museu. Foram convidados os agentes culturais das comunidades quilombolas Olho d’água dos Negros, Curralinhos, e vereda dos Anacleto. Do Olho d´água dos Negros foi convidado à senhora Maria dos milagres e a senhora Luzia,, da comunidade Curralinho foram Convidado a presidente da associação de pequenos produtores a senhora Rosiclé. Foi também convidado a senhorita Uana Sara, Evile (ex-secretária de Cultura do município de Esperantina), banda Skala Livre, Revelação musical, banda Louca Sedução, Raízes Musical. Skema G, Banda Mestre Chico,o ex-secretário de Cultura Bernardo Rocha, Keline funcionária do banco do Nordeste,Banda Embalo Jovem, gráfica boa esperança, familiares do Zé Potim, a artista plástica Aurilene, Senhor Chagas presidente da associação de pequenos produtores da localidade Limpeza, Daniel arcelino, Ciriaco e presidente da Associação de chapada são Miguel Manoel Gomes, Paulo Sergio e o artesão Antonio Monteiro do Pé da Ladeira, João Carlos CDs, a senhora Desuila, a produtora cultural Deusa Neres, lima produções, professor Francisco (nego) da Vila Palmeira, o produtor Cultural Natanael Santos, o mobilizador cultural Bordom, a descendentes Indígenas a senhora Antonia que participou representando os descendentes indígenas, o artista Plástico Manoel Rego, o artista e escultor Manoel Amorim, a agente de saúde e terapeuta Cristiane, o vereador eleito Luiz Ana, entre outros agentes culturais O objetivo de está reunido essas pessoas é para intervir, articular, mobilizar, provocar e trocar experiências, buscando construir alternativas para as políticas culturais do município através da Associação Cultural Esperantinense.
A assembleia aconteceu no Centro Comunitário Santa Maria Madalena situado no bairro Coheb, com reserva de espaço para todos os setores que promovem a cultura, e que em parte, são excluídos das políticas públicas, com o objetivo de constituir uma Associação formada por agente culturais, técnicos, mobilizadores, produtores e criadores culturais, movimentos sociais, grupos artísticos locais, grupos de jovens, artista solo, estudantes, , ONGs, etc., além de estimular o debate e a prática cultural.
A abertura da assembleia aconteceu às oito e meia da manhã do dia 28 de outubro, com a apresentação do senhor Chico Museu que fez um longo discurso referente a situação da cultura no município de Esperantina. Onde foi questionado o esquecimento da cultura pelo o poder Público, e é por isso que se pensou numa alternativa para se trabalhar a cultura do município de Esperantina. Sendo a solução fundar uma Associação Cultural que visa Preservar a memória histórica e cultural do município trabalhar a cultura e artes em geral, resgatar e representar através de parcerias os grupos culturais de Esperantina.




Essa é a diretoria da Fundação da Associação Cultural Esperantinense



Palestra sobre a  realidade da Cultural em Esperantina


Os Mirins do Forró, fizeram uma belissima apresentação




A associação teve a participação de muitas pessoas ligadas a cultura e na diretoria ficou assim:

 Chico Museu - Presidente
Manoel Amorim - Vice-Presidente
1 Secretário - Professor Mariano
2 Secretário - Manoel Rego
1 Tesoureiro - Cristiane
2 Tesoureiro - Chagas

Conselho Fiscal
Keline - Teresa -Márcia - Zé Vidal - Bebé -

Diretor de Esporte e Cultura - Natanael e Jailton Rio tinto
Diretora de Comunicação - Deusa Neres




Nenhum comentário:

Postar um comentário