02 março 2012

Porque museu?

           Educar através de AÇÕES CULTURAIS.

Foto montagem do antigo Cassino de Esperantina

Banda Mestre Chico

Dança do Coco - Meninas do Olho d´água dos Negros

Espectadores do Festival de Folguedos de Esperantina


     

Resposta as Perguntas que me Fazem referente ao Museu de Esperantina.
As pessoas sempre me perguntam se em Esperantina tem Museu?
Eu respondo que temos Museu, mas falta espaço para essa finalidade, pois temos muitas doações de peças para o museu.
A onde fica esse Museu? 
Hoje todas as doações estão sendo acomodadas na Escola da Vila Tucuns,onde vai funcionar   por tempo indeterminado,  antes ficava na casa do Chico Museu.

O objetivo do museu de Esperantina servirá para muitos fins, primeiro vai servir para fortalecer a identidade cultural, preservar e resgatar a cultura já existente irá divulgar o pensamento, conhecimento, beleza, e força da nossa cultura. Além disso, vai crescer a prática turística do nosso Município.
Servirá para envolver as novas gerações no processo de recuperação, valorização e manutenção da tradição do Piauí/Esperantina.
Hoje a cultura de Esperantina passa por uma situação bastante delicada, no sentido de não haver atenção para os agentes culturais, o fato é que existem muitos artistas, que vivem no anonimato. É preciso que haja um projeto voltado para desenvolvimento cultural da nossa gente.
E para começar é preciso fazer um resgate cultural e após esse resgate, da apoio total até que se caminhe por si mesmo.
É preciso que haja oficinas, palestras, capacitar agente culturais que articulem e impulsionam um conjunto de ações culturais, bem como capacitar pessoas para coletar peças, fotos, e objetos que tenha valor histórico e cultural, em fim, capacitar pessoas que realmente goste de CULTURA e o mais importante é ter um espaço exclusivo para essa finalidade, e, além disso, ter o apoio dos empresários e Prefeitura.

Um comentário: