05 março 2012

Esperantina não me canso de falar de você, a cada dia eu te amo muito mais...

Esperantina, quem te conhece, não te                  esquece jamais

Parque Ecológico Cachoeira do Urubu

Passarela sobre a Cacheira do Urubú

põr do sol sobre a Avenida Rio Longá

Esperantina é uma cidade que mais cresce no estado do Piauí, cresce pela simplicidade de saber acolher os visitantes. Quem vem a Esperantina acaba voltando para morar ou fazer bons negócios, pois Esperantina é a cidade do Comercio.
 É uma cidade de gente hospitaleira, honesta, trabalhadora e de pessoas simples e que carrega em seus estreitos ombros a humildade de saber acolher e valorizar a cada vez mais os turistas que todos os dias aqui passam. Valorizar as pessoas é sem dúvida é a melhor virtude para se dar a uma pessoa, principalmente quando se tratam de amigos parentes, família e Turistas. Desejo que todos os moradores dessa linda cidade acolham como sempre a cada pessoa. '' Tratamos bem os turistas, assim como gostaríamos que fossem tratados em sua cidade'' Por que; é através do turismo que se ampliam as relações com o mundo e que se trocam informações nas mais diversas áreas, assim contribuindo para o enriquecimento financeiro e cultural de nossa cidade. Se você ainda não conhece a cidade do Território dos Cocais, venha logo conhecer, venha para o festejo de São Sebastião dia 20 de Janeiro, carnaval de Rua em Fevereiro, semana santa na Cachoeira do Urubu, e o EsperantinaFEST
Esperantina já e reconhecida como a capital do peixe
 E, além disso, a Prefeitura vai sediar em abril de 2012 o 1° Festival do Peixe.
Na sexta feira santa acontece a encenação da
PAIXÃO DE CRISTO, Onde milhares de pessoas vão prestigiar e relembrar o sofrimento de Jesus Cristo.
 No dia 1° de Maio é comemorado o dia do trabalhador, onde se faz uma passeata
com milhares de pessoas pela principais ruas de Esperantina

Em junho acontece o maior festival de Folguedos da região; onde em praça pública é representado todas as manifestações culturais da nossa região. Em setembro acontece o festejo de Nossa Senhora da Boa Esperança, padroeira de Esperantina, evento religioso que atrai milhares de fies. Setembro (28) é o mês que Esperantina colhe mais uma flor em seu jardim, são 92 anos de Emancipação Política. E já no dia 20 de novembro se comemora no Olho d água dos Negros, (comunidade Quilombola) o dia da Consciência Negra, um evento para ninguém ficar de fora.
Conheça a melhor cajuína da região, visite os Bares, lanchonetes e restaurantes e aprecie a nossa gastronomia com sabor de Esperantina.
 Não se esqueça de conhecer o nosso artesanato, visite a AMAE (Associação de Mulheres Artesã de Esperantina) fica situada no Bairro Nova Esperança.
Faltou alguma coisa? Faltou você.

Venha conhecer ESPERANTINA-PI.