02 janeiro 2012

Uma cultura milenar que não pode desaparecer. Os pigmeus têm muito que ensinar á hmanidade: paz e partilha, alegria, desapego as coisas materiais e muito mais.

PIGMEUS - POVOS AFRICANOS DA FLORESTA

Quem são?

Os pigmeus são um grupo étnico caracterizado pela baixa estatura da população (inferior a 1,50 metro). Eles vivem, principalmente, na região das florestas da África Equatorial. Há também grupos de pigmeus que vivem na Ásia (Índia principalmente) e na Oceania.
Além da baixa estatura, os pigmeus se caracterizam por possuir pele de cor escura (negra) e cabelos encaracolados.
Alguns grupos de pigmeus vivem da caça, pesca e coleta de frutos e raízes. Outros grupos praticam agricultura de subsistência (plantam e colhem apenas para a alimentação).

Curiosidades:- O grupo de pigmeus de menor estatura é o bambuti. Vivem na região do vale do rio Congo e possuem, em média, alturas que variam entre 1,30 e 1,40 metro.
- Os andamanenses (grupo de pigmeus asiáticos) possuem uma forma de vida bem primitiva. Como desconhecem a produção de fogo, eles mantém as fogueiras acesas permanentemente.
- O grupo de pigmeus conhecidos como semang vivem na copa das árvores, em habitações feitas de galhos e folhas.