14 janeiro 2012

Museus e galeria do Recife oferecem programação especial de férias

Murillo La Greca, MAMAM e Galeria Janete Costa realizam oficinas lúdicas.
Contação de histórias, oficinas de teatro e fotografia estão entre as opções.

Exposição e oficinas no Museu Murilo La Greca (Foto: Luna Markman/G1)

Exposição e oficinas no Museu Murilo La Greca
(Foto: Luna Markman/G1)
Museus e galeria do Recife contam com uma programação especial durante as férias escolares. O Museu Murillo La Greca e o Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM) oferecem atividades lúdicas e oficinas variadas para crianças e adolescentes. Já a Galeria Janete Costa está aberta com exposição para visitantes e oficinas para a garotada.
Neste sábado (14), o Museu Murillo La Greca realiza uma exposição dos trabalhos produzidos, durante esta semana no laboratório infantil de artes e jogos, por doze crianças, com idade entre três e nove anos. A programação do sábado vai terminar com banho de mangueira e guerra de bola d'água para a garotada. Na próxima segunda-feira (16), terá início uma nova turma. A programação segue até a sexta-feira (20), das 8h30 às 11h30, para crianças de 3 a 9 anos de idade. A oficina custa R$ 160.

Ainda no La Greca, há também uma oficina teatral animada com Anna Menezes. As crianças vivenciam e constroem um texto teatral, criando personagens e dando vida aos objetos. A oficina teatral é realizada todas quartas e sextas-feiras, até o dia 3 de fevereiro, das 9h às 12h. A inscrição custa R$ 300. Além disso, o museu oferece contação de histórias com muita música. A cada sábado, até o dia 4 de fevereiro, haverá uma nova história a partir das16h. O evento custa R$ 10 por adulto e R$ 5 para criança por dia.

O museu conta também com a oficina de narrativa com Tatiana Móes. Nesta atividade, será criada uma narrativa textual e como interagir com as linguagens numa única história. Serão abordadas a construção de um personagem, tipos de narrativas, composição e importância das cores na narrativa. A oficina acontece às terças e quartas-feiras nos dias 17, 19, 24, 26 e 31 de janeiro, das 14h às 16h30. O valor é de R$ 170 por pessoa. Os interessados precisam ter, no mínimo, 11 anos para participar da atividade.

Já no Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM), a programação vai de terça a sexta-feira para crianças a partir de sete anos. Serão realizadas oficinas de produção de carimbos, confecção de máscaras e produção de pipas. No final de semana, o 'Cine Mamamzinho' exibe longas e curtas-metragens. A confecção de máscaras acontece às quarta-feira (dias 18 e 25 de janeiro), a partir das 15h. São dez vagas e a faixa etária é de seis até os 10 anos de idade.
Para a oficina de 'Pinlux', um tipo de máquina fotográfica artesanal feita com caixa de fósforo, as inscrições devem ser feitas até a quinta-feira de cada semana. A atividade será realizada nos dias 20 e 27 de janeiro (sextas-feiras), a partir das 15h. São dez vagas para crianças a partir dos 12 anos de idade. A oficina custa R$ 15 por dia.
Neste sábado (14), o 'Cine Mamamzinho' vai exibir, às 15h, o longa-metragem "O garoto cósmico". No domingo (15), também às 15h, a criançada poderá assistir aos curtas-metragens "A rua das tulipas”, "A ilha", "Maria flor", “A quoi ça sert l'amour", “Parajema" e "O anão que virou gigante”. Por fim, a oficina de confecção de pipas acontece às quintas-feiras, dias19 e 26 de janeiro, a partir das 15h. São dez vagas para crianças a partir dos sete anos de idade.

A Galeria Janete Costa oferece, de terça a sexta-feira, as atividades Desenho no Parque, ContenArte e Escrevendo a Imaginação. As oficinas são direcionadas para o público infanto-juvenil, faixa etária de seis a 18 anos. No Desenho no Parque, os jovens são acompanhados por coordenadores e mediadores da ação educativa para atividades de desenho dos elementos arquitetônicos e outras referências do local. A ContenArte conta com atividades artísticas realizadas no interior de um contêiner-ateliê instalado no Parque Dona Lindu, onde as crianças e adolescentes terão contato com técnicas de desenho, pintura e gravura. Já na oficina Escrevendo a Imaginação, uma equipe de arte-educadores estimula o público infantil e adolescente a descrever de forma lúdica as experiências vivenciadas nas atividades da Galeria.

Serviço:
Museu Murillo La Greca
Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim.
Outras informações: 3232.4276 /murillolagreca@gmail.com
Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM)
Rua da Aurora, Boa Vista.
Outras informações: 3355.6870
Galeria Janete Costa