10 janeiro 2012

A Cultura das Rezadeiras

Dona Eugênia

No  mundo inteiro se conhece a cultura das rezadeiras, uma cultura que está aos poucos se perdendo no tempo, mas ainda existem rezadeiras que preserva essa cultura muito praticada nas décadas passadas.  Na Vila Tucuns reside a senhora de idade conhecida na região por Dona Eugênia, uma senhora educada, simples que carrega em seus ombros a fé em Deus.Todos os dia recebe em sua casa pacientes de todas as regiões, todos atrás da cura para seus males . A origem de muitas rezas pode ser puramente religiosa, ou fruto de um hibridismo de religiões, ou mesmo de um misto entre conhecimento popular com práticas religiosas. Em geral, as rezadeiras se dizem católicas, mas muitas recebem influência de crenças espíritas, como as das religiões afro-brasileiras e dos rituais indígenas. A cultura das rezadeiras, como é conhecida no Brasil, não se trata apenas de uma tradição nacional.
Dona Eugênia diz que todas as rezadeiras se dizem intermediárias entre Deus e o homem. Para elas, o dom da cura é dado por Deus. Na maioria das vezes, as orações utilizadas são o Credo (creio em Deus pai), o Pai Nosso e a Ave-Maria. Dona Eugênia diz que qualquer um que tenha fé pode rezar. E  me explica que para rezar tem que ter fé. "Rezar sem fé é o mesmo que pegar um balde d'água e jogar fora. Você perde a água e perde seu tempo".

A reza, a oração, o ato de impor as mãos (providas ou não de objetos sagrados como crucifixos, livros sagrados, ervas, entre uma imensa variedade de coisas) é comum em muitas culturas ocidentais e orientais. Hajam vista alguns rituais budistas, hindus; e mesmo entre evangélicos a cultura das orações por meio da imposição das mãos não deixou de existir. Embora a maioria deles - ex-católicos - reprovem a prática das rezas.

A forma como rezam, varia. Algumas usam apenas as mãos puras, outras usam um terço,  outras  chegam a usar uma faca, para cortar (simbolicamente) a íngua. Já Dona Eugênia  usa o tradicional galinho de "mato",

Dona Eugênia reside na Vila Tucuns e espera por você, lá não se paga pelo os serviços e muitos das pessoas acabam voltando com outras pessoas para uma reza com muita fé. Disse Jesus; '' Seja feita conforme  a tua fé''