21 dezembro 2011

A cultura Chinesa


A cultura chinesa é berço de uma das civilizações mais antigas e complexas, cobrindo uma história de mais de 5 mil anos. A China cobre uma vasta região geográfica com hábitos, costumes e tradições de variam bastante entre províncias, cidades e povoados chineses.




Etnia chinesa

Muitos grupos étnicos existiram na China. Em termos numéricos o grupo preponderante é o Han Chinês. Através da história, muito grupos étnicos foram assimilados em seus hábitos e culturas ou desapareceram sem deixar traços. Ao mesmo tempo, muitos dentro da identidade Han mantiveram tradições, hábitos e cultura regional distintas.




Valores da cultura e hábitos chineses

A maioria dos valores sociais na cultura e hábitos chineses derivam do Confucionismo e Taoísmo. A questão sobre quem tem mais influência nos valores cultura chinesa -- confucionismo ou taoísmo -- é sempre debatido. Além desses, o budismo e neo-confucionismo também exerceram influência nos valores e hábitos chineses.

Mitologia e espiritualidade na cultura chinesa
Uma grande parte da cultura chinesa é baseada na noção de que o mundo espiritual existe. Vários métodos divinos têm ajudado a responder perguntas e até servido como alternativa à medicina. Folclores e mitologia têm ajudado a preencher o espaço para coisas que não podem ser explicadas. Na cultura chinesa freqüentemente há uma linha tênue entre mitos, religião e fenômenos não explicados. Muitas da histórias mitológicas e religiosas desenvolveram em feriados tradicionais chineses. Junto com a crença no sagrado, há também no mal. Práticas como o exorcismo taoísta é um dos conceitos passados por gerações. Alguns rituais de previsão de sorte ainda são usados hoje em dia, como o hábito dos biscoitos da sorte chineses, depois de centenas de anos de refinamento.
Artes na cultura chinesa

Os jarros de porcelana foram uma das primeiras formas de arte chinesa. A música e poesia chinesa ancestral foram influenciados pelo Livro das Músicas, Confúcio e pelo poeta Qu Yuan. A música chinesa ancestral era baseada em instrumentos de percussão, os quais mais tarde deram espaço a instrumentos de sopro e cordão. Na dinastia Han surgiu um novo tipo de arte com cortes de papel. A pintura chinesa ficou muito apreciada na corte englobando uma ampla variedade de Shan shui com estilos especializados como a pintura da Dinastia Ming.

Hábitos chineses à mesa
A maioria dos pratos na culinária chinesa é servido em pedaços em tamanhos próprios para serem comidos ser cortar. Tradicionalmente, a cultura chinesa considera o uso de facas e grafos à mesa como uma coisa bárbara, uma vez que esses são vistos como armas. Também não é considerado cortês fazer que o convidado tenha trabalho de cortar sua própria comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário