13 dezembro 2011

Conheça a Comunidade Quilombola Vereda dos Anacletos

Uma tranqüilidade de rara beleza

A 43 kilometros  do centro de Esperantina a comunidade quilombola Vereda Dos Anacleto  cultiva a cultura orgânica e é referência na região, Seu Rodrigues já é conhecido no estado pelos pesquisadores da cultura orgânica, já recebeu mais de cem visitas da Alemanha e ao  todo já recebeu mais de cinco mil visitantes, graça ao seu trabalho de cultivar a terra sem fazer queimadas, prática perfeita para o bem está da natureza.
 A comunidade preserva 60 hectares de terras, sendo boa parte mata virgem, uma floresta de rara beleza que encanta os visitantes, a floresta abriga todas as espécies de aves e animais da região dos cocais.
  Vereda dos  Anacleto  é também referência na produção de Mel de abelha, onde já chegou a produzir três mil litros de mel anualmente; isso é; mel também orgânico, além do mel, lá a comunidade cultivam a batata doce, cana-de-açúcar, macaxeira, milho, arroz,feijão,manga,caju, goiaba,banana laranja e entre outros.
 Segundo os pesquisadores, Vereda dos Anacleto Tem mais de 150 anos e que primeiramente foi habitada pelos os quilombolas que fugiam da vizinha comunidade Boa Vista Dos Cariocas, fugiam para não ser mais escravos dos Senhores Fazendeiros que por muito tempo ''usaram e abusaram'' da pobre inocência daquela gente. Com o passar dos tempos os Coronéis foram perdendo a vez,

Hoje a ''cantiga é outra'' a comunidade tem a liberdade de cantar  e contar a vitória  de sua gente, foram os antepassados  que mais sofreram pelo regime escravocrata...
A comunidade  tem  15 família e entre todos são mais de 80 pessoas Remanescentes de quilombo situado no município  de Esperantina-Pi.
                Todos os Finais de Semana, a comunidade é visitada por Turísta de toda a Região
                                                  Toda a Produção é sem agrotoxico

Recentemente a comunidade recebeu o SELO  da cultura orgânica, selo do  que provam que não é usado produtos químicos na produção agrícola. Seu Rodrigues como é bastante conhecido na região tem alegria muito grande em receber os visitantes, fala da sua incansável luta em que muitas das vezes foi confundido como louco, pois ninguém acreditava em fazer roça sem queimar e hoje é uma referência muito forte na região e no Estado do Piauí. Seu Rodrigues é um herói sem saber, só para se ter uma idéia; a vontade de produzir é tão grande que, ele sozinho já fez 6 açudes cavados  manualmente e todos com bastante peixes.
    Se você ainda não conhece, não perca tempo.