15 julho 2011

Massacre dos Ciganos em Esperantina-Pi

Bandeira da Nação Cigana

A data do Massacre dos Ciganos causa muita controvésia entre a população de Esperantina.
Uns afirmam que o fato ocorreu em 1944 a 1945, outros afirmam que ocorreu  no ano de 1922. Outros afirmam que tal evento aconteceu  somente em 1913.
O motivo da luta travada entre os policiais  contra os ciganos eram para confiscar seus bens e tinham   medo de ter no meio da sociedade pessoas com hábitos e costumes desconhecidos pela população do Retiro Da Boa Esperança, tendo em vista que os policiais não conheciam as suas origens e nem sua cultura, sendo esse uns dos motivos dos policiais entrarem em conflito, deixando os moradores mais tranquilos.
     De fato o massacre aconteceu, são muitas as informações e sem duvida uma delas é de fato verídico.
Uns dos relatos do massacre é que o episódio ocorreu, hoje onde é a praça Leônidas Melo e durou provavelmente uma semana, não se sabe o quanto durou , mas o fato aconteceu. E  dentro do contexto dos depoimentos, acredita ser a única reação dos ciganos eram se defender, outros fugiram, porem não tiveram sucesso.E segundo os relatos dos mais idosos, morreram uma cem pessoas, sendo elas pessoas idosas, mulheres , crianças e em sua maioria homens, eram policiais armados com espingardas e espadas  e do outro lado eram ciganos também armados com pedras, paus, e espadas, sendo os Ciganos os perdedores da guerra. Todos comentam que foi preciso usar carro de boi para transportar os mortos para o Cemitério, hoje  o cemitério do Piquizeiro de areia, ou como é mais conhecido, cemitério dos Ciganinhos e é bastante visitado por turista, inclusive há rumores de que  apresentadora global Ana Maria Braga veio pagar uma promessa.
    O grupo liderado por um lider conhecido como Metrado, o qual   veio a falecer na casa do então senhor Manoel Lages. segundo os relatos a luta contra os ciganos teria sido comandada por coronéis e autoridades da época, visto que muitos comentam que teve a participação do ''Família Lages'' , ''Diniz'', ''Portela,'' ''costa entre outros...''
 Todos os Esperantinenses mais antigos de Esperantina afirmam que os ciganos eram muito ricos e trazia entre os pertences ouro ,espadas de ouro, botas de ouro, e muitos outros objetos de muito valor. Toda essa riqueza os ciganos perderam  para os policiais, sendo os policiais os encabessadores da situação.

Vamos falar do outro lado da história cigana; algumas pessoas afirmam que os ciganos faziam leituras das mãos, desmontrava ser calmos e amigos, dormiam  no mato e muita  das vezes ''se apossavam'' de animais alheios.

Roma flag.svg
Bandeira  do povo Cigano

Roma personalities.JPG
(da esquerda para a direita):
Grigoraş Dinicu, Drafi Deutscher, Charlie Chaplin, Isabel Pantoja,
(2,85%)
[12]
Línguas
Romani, línguas da região nativa

Um comentário:

1. Olá, sou Dianara Castro estudante de Especialização em História Cultural, sou natural de Esperantina mais moro em Teresina há 23 anos, minha família inteira é de Esperantina e tenho muita vontade de realizar um pesquisa sobre o massacre dos ciganos que em pequenas pesquisas que realizei pude perceber que são quase zero os registros sobre esse grande momento de turbulencia vivido pela população esperantinense. E é nesse contexto que pretendo realizar essa pesquisa com o intuito de preservar e tentar guardar um pouco da memória em registro que ficarão para os futuros estudantes, pesquisadores e curiosos de histórias antigas. Tenho muitas dúvidas e perguntas que pretendo tira-las quando chegar aí em Esperantina, provavelmente este ano, ja fui outros anos aí para visitar meu avô que mora na Lagoa dos Macacos, mais por não conhecer alguem que possa fazer um "elo" ficou muito difícil realizar qualquer tipo de pesquisa sobre o assunto. Se poder me ajudar de alguma forma agradeço muito. Vou deixar meu endereço de E-mail: dianaradiacastro@hotmail.com e o Facebook é o mesmo endereço. Agora que conheci o seu Blog serei uma visitante assídua. Até mais e um abraço.