17 maio 2011

18 De Maio Dia Internacional dos Museus

Na 9ª Semana de Museus, Ibram/MinC lança Guia dos Museus Brasileiros

Lançamento no Museu Histórico Nacional terá presença da ministra da Cultura e do presidente do Ibram
Brasília, 17 de maio de 2011 – O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ligado ao Ministério da Cultura, lança na quarta-feira, 18 (Dia Internacional dos Museus), o Guia dos Museus Brasileiros. O evento acontece às 11h, no auditório do Museu Histórico Nacional (MHN/Ibram), no Rio de Janeiro, com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do presidente do Ibram, José do Nascimento Junior.
Antes, às 10h30, a ministra e o presidente do Ibram, acompanhados de diretores de museus, fazem uma visita a exposições de longa duração do MHN. O circuito aborda a história do Brasil desde a pré-história até a atualidade e recentemente foi totalmente revitalizado, com reforma das alas que abrigam as exposições, inclusão de novas obras, recursos multimídia e nova expografia.
Guia dos Museus Brasileiros – Será o mais atual e o mais completo já publicado no país nesta área, trazendo informações sobre cerca de 3 mil museus instalados no Brasil. A publicação traz dados do ano de criação, horário de funcionamento, endereço, tipo de acervo, acessibilidade, infraestrutura para o recebimento de turistas estrangeiros e natureza administrativa de todos os museus já mapeados pelo Ibram em território nacional, entre outros. As informações foram organizadas de modo a facilitar a consulta pelo usuário.
Sylloge – No mesmo evento, o Museu Histórico Nacional lança a Sylloge Nummorum Graecorum (SNG), publicação sobre a coleção de moedas das séries gregas pertencentes a seu acervo. A SNG só pode ser editada com o aval da Comissão Internacional de Numismática/Unesco, que reconhece a importância das coleções de moedas das chamadas Séries Gregas. São pouquíssimas as SNG existentes no mundo, e a coleção do Museu Histórico Nacional é a única desse gênero na América do Sul.
9ª Semana de Museus - A visita e os lançamentos do Guia dos Museus Brasileiros e da Sylloge Nummorum Graecorum integram a programação da 9ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 16 a 22 de maio com a participação de quase mil museus e instituições culturais de 502 cidades de todos os estados do País. A Semana é promovida pelo Ibram, em parceria com os museus brasileiros, e neste ano pretende ter recorde de participação. Mais de 3 mil eventos – como exposições, seminários, visitas mediadas, apresentações culturais e exibição de filmes, entre outras atrações – serão oferecidos à população no período.
Veja a programação completa em www.museus.gov.br.
Endereço do Museu Histórico Nacional: Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Informações para a Imprensa:
. Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC: ascom@museus.gov.br  e  telefone (61) 9619-5445. Tatiana Beltrão: (61) 2024-4035; Aline Fonseca: (61) 2024-4034; Bruno Aragão: (61) 2024-4302
. Assessoria de Comunicação do Museu Histórico Nacional: (21) 2550-9221, com Angela Guedes
. Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura: Marcelo Lucena e Rosiene Assunção: (61) 2024-2407