04 abril 2011

O Primeiro Homem das Américas Tinha Muito Bom Gosto

O Piauí abriga vários sítios arqueológicos de importância mundial. Através deles é possível conhecer e enriquecer a história do homem nas Américas.
          Além da importância histórica e cultural, os sítios arqueológicos do Piauí possuem paisagens muito bonitas, que encantam a qualquer amante da Natureza.

Serra da Capivara: está localizada a 534 km de Teresina, no sudeste do Piauí, próximo à cidade de São Raimundo Nonato. Abriga o mais antigo sítio arqueológico das Américas. Suas pinturas rupestres foram declaradas patrimônio da humanidade pela UNESCO.
          O Parque Nacional da Serra da Capivara possui 179.140 hectares de área e 737 sítios arqueológicos identificados.
          As descobertas arqueológicas do local tomaram maior dimensão quando, em 1986, foi criada a fundação Museu do Homem Americano - FUMDHAM, dirigida pela arqueóloga paulista Niéde Guidon.

Serra da Capivara
          A Fundação vem buscando novos vestígios, catalogando descobertas e enriquecendo o acervo do museu instalado na região.
          Urnas funerárias, fósseis de mastodontes, ilhamas, tigres dentes-de-sabre, preguiças gigantes, tatus gigantes e fósseis humanos fazem parte de um sem-número de achados da Serra da Capivara, cujo passado traduz também a riqueza deixada pelas civilizações pré-históricas através de suas pinturas rupestres, que representam rituais de caça dos animais de então, pinturas eróticas e figuras humanas.
          Não deixe de conhecer também os Poços Jorrantes de Cristiano Castro, que estão próximos à Serra da Capivara.

Sete Cidades: Localizado a 181 km ao norte de Teresina, encontra-se o Parque Nacional de Sete Cidades. Com 6.221 hectares de área, o Parque abriga formações rochosas pitorescas, que se assemelham a pessoas e objetos, além de ser um importante sítio arqueológico rico em inscrições rupestres que datam de 5 a 7 mil anos antes de Cristo.

Formação Rochosa - Mapa do Brasil

Formações Rochosas

As formações rochosas de Sete Cidades inspiraram diversas lendas sobre a sua formação. As muralhas das fortalezas formadas por pedras de até 10m, os castelos e as estreitas ruas flanqueadas por muros que mostram altas figuras misteriosas, Constituem um dos mais belos monumentos geológicos do Brasil. Sua altura varia de 5 a 20m e dispõem-se em sete grandes aglomerados de diferentes tamanhos, que se espalham por uma área de aproximadamente 20 km2. Possui 22 nascentes e uma cachoeira, que apresenta água apenas na estação chuvosa (final de janeiro/abril), com altitudes que variam de 16,2m na primeira queda e 7,2m na segunda. A escada tem 79 degraus até o lago. Oitenta porcento da área é de vegetação, contando com 36 km de cercas.

Parque Nacional de Sete Cidades - Cachoeira
          Para os amantes da Natureza o ideal é passar pelo menos uma semana visitando os seus atrativos, de preferência a pé, com os guias que o Parque disponibiliza para os visitantes.

Mapa de Sete Cidades