29 setembro 2010

Um faixa Preta em Esperantina

alunos do Pro Jovem

uma de suas inúmeras medalhas

a direita o professor lopes.

Esperantina conhece o senhor  Dermeval Lopes,  popularmente conhecido como professor Lopes; conhecem mas poucos sabem exatamente o que representa para esta cidade que terminou de completar os seus 90 de idade. O
Professor Lopes que desde seus 14 anos de idade vem praticando o Karate tem uma história fantástica e todos Esperantinense deveriam saber e honrar o nosso mais respeitado no assunto que se refere o  KARATE. Desde 1988 se apaixonou por este esporte que acha muito bonito, esporte que surgiu no Japão. Hoje, o professor Lopes tem  a honra de carregar  em seus ombros a felicidade de ser uma faixa preta- segundo dã. Apesar de muito esforço, sem o apoio do poder público, mesmo assim conseguiu se  formar, titulo que lhe confere  desde  1996. Envolvendo a equipe geral já foi campeão em 2005,2006,2007,2008 e 2009; e  tem mais de 180 medalhas e inúmeros trofeus e na copa Brasil Meio Norte, e nessa competição que envolve cinco Estados já foram campeôes 3 vezes.

Hoje o professro Lopes parou de competir mas está atuando como instrutor para os 35 alunos do Pro Jovem, onde recebe um salário mínimo pela prefeitura municipal de Esperantina, as aulas acontecem na sala da rodoviária e em 2009 foram campeões, ficando em 5º lugar. E na equipe geral Esperantina ficou em 3º lugar.
Conheça mais sobre este esporte.

Entende-se como Karate-Do a prática complementar de formação cultural e desportiva baseada no desenvolvimento peculiar dos sistemas de defesa pessoal e evolução interior característicos de Okinawa em seus primórdios (século XVIII) e do Japão a partir do início do século XX.

Karate é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. O maior objetivo do karate é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. O karate-ka (cultor de karate-do) utiliza como armas as mãos, os braços, as pernas, os pés, enfim, qualquer parte do corpo.

Além de ser um excelente meio de auto-defesa, o karate também é um meio ideal de exercício. Ele desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora,o condicionamento físico e é reconhecido também por seus valores terapêuticos.

O combate desarmado nasceu antes da história escrita, mas as origens mais remotas são obscuras, muitas vezes encobertas pelo folclore de uma variedade de culturas do mundo.
Para mais informações fale com o professor Lopes que também trabalha como cabeleireiro no centro da cidade.