19 julho 2010

Secretaria de Cultura Faz Resgte Cultural Nas Comunidades.

Depois  de muitos anos sem ter apoio cultural por parte do poder público, agora  as comunidades  estão tendo a vez de resgatar a sua cultura. Exemplo disso; são as comunidades Quilombolas. Primeiro começou pelo o  Olho dágua dos negros, foi resgatado a dança,conhecico como  a dança do coco, e o grupo de capoeira de    quilombo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Segundo foi a comunidade Curralinho, sendo feito o resgate da dança das meninas dos Curralinhos e o boi de quilombo,e no final desse mês 31/07, vai ter a grande festa que vai dar o inicio do resgate cultural; entre  essas e outras atrações culturais. E agora recente está sendo feito o resgate cultural da comunidade mais distante de Esperantina. Vereda dos Anacletos é uma comunidade quilombola e é conhecida nacionalmente, não pela questão quilombola, mas pela sua cultura de plantar, é a única localidade deste município, onde se trabalha com roça orgânica. Roça orgânica é o processo de trabalhar sem queimar a terra e sem usar agrotóxico, resultado disso é que os moradores vão ganhar o selo de produtos orgânicos, situação que vai valorizar muito mais os produtos cultivados por aquela comunidade.Entre os produtos orgânicos os principais são: arroz, milho, feijão, batata doce, macacheira, banana e mel de abelha. A lém dessa cultura, há também o resgate da dança, e comidas típicas. Todo esse trabalho de resgate tem a secretaria de cultura que tem como diretora de cultura a senhorita  Uana Sara e a secretaria de planejamento na pessoa de Daniel Acelino e Claudio Henrique. Estão a frente para que juntos ''possamos desenvolver as nossas potencialidades''. a cultura  do nossso povo Esperantinense.