09 setembro 2009

A arte utilitária mais antiga deste município,porem esquecida



O artesanato feito de taboca é um dos ofícios mais antigo de que se tem notícia dessa região, porem esquecido. muitas famílias vivem exclusivamente deste ofício, exemplo disso é a comuunidade Chapada São Miguel e Patís pois lá produzem jacá, cestas, peneira, quibane e outros utensílios de arte utilitária.
O artesão Antonio Monteiro ''jacazeiro'' da comunidade Patís que há mais de vinte e cinco anos vem trabalhando o artesanato feito de taboca,profissão que herdou de seu pai, garante que todo o sustento da família vém do artesanato feito de taboca. ''Gosto muito dessa arte pois é ela que me dar o sustento de cada dia''. E já o líder da comunidade Chapada São Miguel o seu CHICÓ, fala orgulhosamente da profissão que exerce a mais de trinta anos e ao mesmo tempo desabafa'' nunca houve projetos e nem incentivos para esse ofício tão importante para as comunidades que vivem dessa arte de tecer. E tambem relatou da questão do desmatamento que fazem para fazer roças que aos poucos está a cabando o tabocal, Mais a fé em deus é o que mais importa para aquelas pessoas simples mais de coração aberto.

2 comentários:

  1. FRANCISCO PARABÉNS PELA INICIATIVA, REALMENTE TEMOS GRANDES ARTISTAS E ARTESÃOS E POUCOS SÃO VALORIZADOS

    VOCÊ TEM SENSSIBILIDADE PARA REALMENTE ENXERGAR AS COISAS QUE SÃO NESCESSÁRIAS SER VALORIZADAS!

    ResponderExcluir
  2. parabens meu amigo,vc esta conseguindo mostra e valoriza o trabalho dessa gente,,,gente simples e umilde mais que tenen o direito de serem reconhecidos por seus trabalhos ............estou muito orgulhosa de voce , meus parabens ,siga assim que vc vai longe ,,,,,,,,,,beijos p vc e toda sua familia,,de sua amiga que esta longe mais que jamais vai esqueser de vcs .......amo vcs,,,deusa

    ResponderExcluir